Postagens populares

terça-feira, 19 de abril de 2011

A evolução das novas tecnologias na Educação




        As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno.
       A revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade.
       A Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais. Na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação.
      Em nossas escolas, isto não poderia ser diferente. Deixamos as pesadas enciclopédias de lado e substituímos seu uso pelas enciclopédias digitalizadas e pela consulta a portais acadêmicos virtuais. Passamos a utilizar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas e, muitas vezes, deixamos de lado a tradicional lousa e giz. Muitos trabalhos passaram a ser subsidiados pelas informações disponíveis na rede mundial e, com isso, trouxeram benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e de ensinar.
       A condução do processo de pesquisa por parte do professor também é indispensável quando analisamos a Internet como uma espécie de “território livre”, onde tudo pode ser publicado. O discernimento de fontes de informação e a análise de sua veracidade são outros papéis fundamentais desempenhados pelo professor. Só com essa participação é possível orientar o aluno para que ele não incorra em erros ou baseie-se em informações equivocadas.
      Apesar de toda essa contribuição, é certo que a Internet não é a solução para todos os males, nem deve ser vista dessa maneira. No papel de ferramenta de apoio, ela não deve ser considerada como substituta a outras práticas, como o relacionamento humano dentro da sala de aula, entre professor e aluno e entre os estudantes. Isto porque a Internet depende de intermediações inteligentes e articuladas pré-estabelecidas para fornecer um ambiente de aprendizagem. Esse é o papel do professor: oferecer aos alunos orientação para consultas e pesquisas, aproveitando melhor a agilidade desse meio, uma das maiores vantagens das informações disponíveis na rede mundial.

domingo, 10 de abril de 2011

o carro inteligente

Carro do futuro vai ter “caixa-preta” e identifica buracos na pista

          O carro inteligente que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Intel vai gravar informações sobre velocidade, aceleração e frenagem, além de imagens de dentro e fora do veículo. Os dados serão enviados automaticamente para a polícia e seguradora em caso de acidente para que seja mais fácil determinar a causa dos acidentes e identificar quem estava ao volante.   O novo veículo está sendo projetado para tornar os carros mais inteligentes, capazes de detectar os perigos na estrada e até mesmo assumir o controle da direção.     Um dos testes envolve o uso de sistemas de câmeras responsáveis por reconhecer as placas indicativas de trânsito e em seguida, o carro processa a informação e assume o controle da direção caso o motorista conduza o carro em sentido não permitido, por exemplo.      Sensores nas placas conseguem verificar buracos na pista e enviar as informações às equipes de manutenção das rodovias. Outra tecnologia em estudo permite mudar rapidamente de faixa quando outro veículo estiver em um ponto cego.
   Os motoristas poderão também usar o telefone celular ou o computador para travar e destravar o carro remotamente, ligar o alarme e até mesmo esquentar o motor pela manhã.
   Com os sistemas de reconhecimento nos vai ser perfeitamente razoável que um veículo por conta própria identifique o sinal que diz e controle o carro na estrada.

sábado, 9 de abril de 2011

A TCNOLOGIA DO FUTURO

Num futuro próximo:
      A geladeira informará ao supermercado os produtos que estão faltando.
      O carro do futuro também conversará com as redes de comunicação.
     Os computadores de bordo já atuam como uma espécie de cérebro auxiliar do motorista, comandando funções rotineiras como a queima otimizada de combustível, a redução de emissão de gases poluentes e a regulagem dos freios. Em pouco tempo, farão bem mais que isso. Eles saberão quando reduzir a velocidade para evitar colisões, consultarão mapas e informações de trânsito via rede para indicar o melhor caminho, manterão a velocidade adequada para cada avenida e liberarão o motorista de tarefas mecânicas, como trocar marchas e sinalizar mudanças de pista. Com isso, ele poderá desfrutar melhor do sistema de som e imagem instalado no possante. Em vez de ouvir o noticiário, poderá vê-lo enquanto aguarda o semáforo abrir.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG


     ESTOU ESTREIANDO MEU BLOG.

   NELE POSSO APOSTAR TODAS AS DESCOBERTAS SOBRE AS  TECNOLOGIAS E SUA EVOLUÇÃO.
     VOCÊ ESTÁ CONVIDADO (A) A VISITAR MEU BLOG E FAZER SEUS COMENTÁRIOS PARA ENRIQUECER AS MINHAS DESCOBERTAS.